WordPress ou Blogger: Qual é o Melhor?

Você está pensando em criar um blog? E não sabe se deve usar o WordPress ou Blogger como plataforma?

Então, são as duas plataformas mais conhecidas e ambas ajudam a criar um blog facilmente. No entanto, funcionam de maneira muito diferente, onde cada uma tem prós e contras.

E é justamente sobre isso que vamos falar aqui. Vamos comparar o WordPress e o Blogger, mostrar as diferenças e assim, fica mais fácil você escolher qual é o melhor para atender aos seus objetivos.

O que procurar em uma plataforma de blog?

Antes de saber se você vai usar o WordPress ou Blogger, é importante ter em mente quais pontos estar atento ao escolher uma plataforma:

  • Facilidade de utilização: é preciso ter uma plataforma simples e fácil de usar para configurar rapidamente seu blog, inserir conteúdo e construir audiência;
  • Flexibilidade: uma plataforma deve permitir adicionar mais funcionalidades ou utilizar mais recursos à medida que seu blog se desenvolve;
  • Opções de monetização: a sua ideia é ganhar dinheiro com o blog? Se sim, você deve escolher uma plataforma que ofereça opções de monetização;
  • Suporte: você vai precisar de suporte para criar seu blog. E se tiver dúvidas, é importante contar com ajuda rapidamente.

Além disso, é necessário também levar em conta os custos da plataforma, as funcionalidades de otimização para gerar tráfego e outros fatores.

Agora que você já sabe o que considerar no momento de escolher uma plataforma, vamos mostrar o que são essas plataformas.

WordPress ou Blogger: o que é?

Como já foi dito, são as duas plataformas mais usadas no mundo.

Segundo algumas pesquisas, o WordPress é a ferramenta de blog mais popular, sendo usada por cerca de 38% de todos os sites e 95% de todos os blogs desses sites.

Já o Blogger ocupa a segunda posição.

O que é WordPress?

O WordPress é uma ferramenta gratuita que permite criar facilmente um site, um blog ou uma loja virtual.

É possível fazer o download gratuitamente e utilizar o WordPress em quantos sites quiser.

Agora, para criar um blog no WordPress, você deve comprar um plano de hospedagem e um nome de domínio, para poder instalar o WordPress.

Pode parecer um pouco complicado no começo, mas é bem mais simples do que você pode imaginar, ainda mais com tantos tutoriais na Internet.

O que é Blogger?

O Blogger é um serviço de hospedagem de blogs gratuito do Google, que permite criar um blog sem pagar nada. Você também obtém um sub-domínio gratuito, o Blogspot. Assim, o endereço do seu blog será: www.seunome.blogspot.com.br.

No entanto, você pode usar um nome de domínio personalizado. Para isso, é necessário registrar um nome de domínio primeiro e depois conectá-lo ao seu blog Blogger.

Quais as principais diferenças?

A maioria das pessoas que deseja criar um blog não entendem muito. De repente, são pessoas que têm uma pequena empresa e querem divulgar a marca, compartilhar seus conhecimentos ou até como um passatempo.

Por isso que é importante escolher uma plataforma que seja fácil de utilizar.

Facilidade de utilização

No caso do Blogger, é uma ferramenta simples onde você pode configurar em alguns minutos. Basta ter uma conta no Google para começar.

É preciso acessar o site, se inscrever com a sua conta no Google, e depois, clicar em “Criar um novo blog”. Em seguida, escolher um título, um endereço e um tema.

Após ter feito isso, seu blog será configurado. E é só modificar a página e inserir os artigos.

O processo é super simples, mas se você quiser personalizar, é um pouco mais complicado. Isso porque para alterar a concepção de seu blog no Blogger, terá que conhecer sobre HTML.

Já no WordPress, o processo também é rápido e fácil. Você só precisa saber como clicar sobre a tela do computador para configurar e instalar os plug-ins do WordPress.

Depois de terminada a configuração, você pode escolher um nome para o seu blog. Além disso, para inserir o conteúdo é simples com um sistema de postagens e páginas.

É fácil inserir imagens, vídeos e outras mídias com a ajuda de um editor.

E embora a configuração do Blogger seja mais fácil, o WordPress facilita muito a personalização dos elementos para que pareçam exatamente ao que você deseja.

Enfim, nesse aspecto, ponto para o WordPress.

Propriedade – WordPress X Blogger

Um outro ponto a levar em consideração ao optar pelo WordPress ou Blogger diz respeito à propriedade.

Ser o dono do seu blog significa ter total liberdade para fazer o que quiser.

Então, o Blogger, embora seja gratuito, confiável e com todas as funcionalidades para publicar facilmente seu conteúdo, ele não te pertence.

O Google oferece esse serviço e tem o direito de impedir seu acesso a qualquer momento.

No caso do WordPress, você utiliza um servidor WordPress para hospedar seu site. Você tem liberdade de decidir sobre tudo, inclusive pode mudar de servidor, o que não acontece com o Blogger.

Ou seja, quando utiliza o WordPress, você tem controle sobre todos os seus dados.

Mais um ponto para o WordPress.

Flexibilidade e controle

Uma outra coisa importante é quanto à flexibilidade. Você pode controlar totalmente a concepção de seu blog? Pode acrescentar outras funcionalidades?

O Blogger é concebido para ser uma ferramenta simples, o que significa que as coisas que pode fazer são limitadas.

Dispõe de um conjunto de “gadgets” integrados que permitem acrescentar funcionalidades, como formulário de contato, por exemplo, mas são limitadas.

Por conta disso, suas chances de ganhar dinheiro com Blogger são pequenas.

Já o WordPress é uma ferramenta onde é possível acrescentar novas funcionalidades, assim como plug-ins.

Enfim, em relação à flexibilidade e opções de personalização, o WordPress é de longe a melhor solução.

Opções de aparência do blog

Em primeiro lugar, a aparência do seu blog representa um papel essencial para atrair visitantes para a sua página. É o que dá a primeira impressão!

Tenha em mente que o blog deve ser fácil de navegar.

Então, qual plataforma que oferece mais recursos: WordPress ou Blogger?

O Blogger é um pouco mais limitado, onde os modelos são básicos e já usados por milhares de blogs.

É claro que você pode alterar as cores com a ajuda de algumas ferramentas, mas não é possível criar seus próprios modelos.

Já o WordPress oferece mais opções, o que ajuda a selecionar o que tem mais a ver com o assunto do seu blog.

Ou seja, você pode personalizar.

Mais um ponto para o WordPress.

Poderíamos continuar citando algumas outras diferenças, mas essas são as principias.

Como já foi dito, são duas plataformas muito utilizadas e como você deve escolher uma, isso depende dos seus objetivos.

Se seu objetivo é criar um blog pessoal e compartilhar suas histórias, o Blogger funciona muito bem.

Mas se você deseja ter um blog mais profissional que possa lhe render dinheiro, nesse caso, o WordPress é a melhor escolha.

Agora é com você escolher o WordPress ou Blogger para construir seu blog!

Leave a Comment