Qual é melhor Wix ou WordPress?

Wix ou WordPress qual é a melhor opção para criar um site profissional? No mercado de criação de sites existem diversas plataformas e elas são divididas em duas categorias: Construtores de sites e Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Nesse sentido, a plataforma Wix se destaca por um ser excelente construtor de site, enquanto o WordPress é um sistema que representa os CMS’s.

Se você está querendo criar um site profissional para o seu negócio é importante que entenda a diferença entre cada uma delas para que assim saiba escolher e melhor opção para o seu projeto.

Conheça o que é o Wix e WordPress

O Wix é um criador de site moderno que cada vez mais vem se popularizando, são milhões de sites criados no Brasil e no mundo.

Com o Wix os usuários podem criar um site fácil através do sistema arrasta e solta. Além disso, ela oferece uma versão gratuita e outras versões pagas com diversos recursos intuitivos.

O WordPress é uma plataforma gratuita e de código aberto, estima-se que mais de 60% dos sites em todo o mundo são criados nesta plataforma e os seus usuários podem criar sites, blogs, lojas virtuais e fóruns.

Wix ou WordPress: principias características

Apesar das duas plataformas permitirem que os usuários possam criar sites profissionais com facilidade é importante destacar que cada uma possui as suas próprias características.

Facilidade de uso

A Wix é uma plataforma que se destaca no mercado de criação de sites por ser fácil de usar. Após criar a conta gratuita, em poucos cliques você pode começar a criar o seu site.

A interface da plataforma permite que qualquer pessoa possa criar um site, mesmo sem conhecimento técnico apenas utilizando o sistema de arrasta e solta para inserir os elementos.

O WordPress também é uma plataforma amigável para os seus usuários e todas as edições são realizadas dentro do seu painel de controle.

Dentro do painel você pode adicionar temas e realizar todas as configurações do site.

Flexibilidade

O Wix é uma plataforma flexível em comparação ao demais criadores de site, com ela você pode criar um site, blog ou mesmo uma loja virtual.

Porém, ela apresenta algumas limitações a principal delas é que você não pode migrar o seu site criado para outra plataforma.

Além disso, não é possivel mudar o tema após ele ser escolhido durante configuração do site.

Por outro lado, os seus recursos são mínimos como um pouco mais de 500 temas e 250 plugins.

Já o WordPress é uma plataforma flexível em todas as suas versões, além de ser excelente para criação de blog, sites e lojas virtuais.

Além disso, ao criar o site em WordPress você pode migrá-lo para outra hospedagem ou para qualquer outra versão. Entre os seus recursos ele destaca mais de 3000 temas e 40.000 plugins entre gratuitos e pagos.

Recursos disponibilizados

Em relação aos recursos disponibilizados o Wix possui uma gama completa entre temas modelos, integração com redes sociais, SEO, estatísticas e recursos para quem deseja criar uma loja virtual.

Todos os seus recursos podem ser acessados com facilidade para agilizar a criação do site.

Por outro lado, o WordPress possui todos os recursos citados e muitos outros que são disponibilizados para os seus usuários.

Você tem acesso a diversos temas, plugins e serviços de e-mail oferecido pela própria hospedagem de site.

Preço

O Wix é uma plataforma que oferece para os seus usuários uma versão gratuita para criação de site com recursos limitados.

Sendo assim, para ter acesso aos demais recursos o usuário deve contratar algum dos seus planos pagos.

Por outro lado, o WordPress.com é uma versão gratuita que permite que usuários possam criar um site profissional, mas oferece recursos limitados que não são recomendados para um site mais complexo.

Nesse sentido, você deve contratar um plano de hospedagem de sites para fazer a instalação da versão WorPress.org para que possa criar o seu site para ter acesso a todos os recursos oferecidos.

Essa versão também é gratuita e você deve pagar apenas o serviço de hospedagem contratada.

Suporte

Em relação ao suporte o Wix oferece para os seus usuários diversos tutoriais e materiais, além de disponibilizar uma equipe para solucionar problemas ou esclarecer dúvidas.

Por outro lado, o WordPress também oferece suporte para os seus usuários via chat e e-mail.

Além disso, os seus usuários podem fazer parte de uma comunicação de compartilha questões e soluções de problema.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de técnicas que são aplicadas nos sites para eles possam ganhar melhores posições nos resultados de busca do Google.

Ao utilizar a plataforma Wix você pode otimizar o seu site realizando algumas ações no título das páginas, meta-descrições, adicionar alt tags nas imagens e você também pode otimizar as URLS.

Além disso, o Wix oferece um mapa do seu site para que ele se conecte com facilidade ao Google Search Console e ao Bing Webmaster Tools.

Nesse sentido de otimização de sites o WordPress também permite que você faça as mesmas ações do Wix. Porém, a plataforma CMS permite que os seus usuários possam ter o controle sobre as otimizações.

Você pode controlar as otimizações internas com facilidade e adicionar recursos que ajudam o site a se posicionar melhor nos resultados de busca.

Entretanto, vale ressaltar que as técnicas de SEO devem ser focadas mais no conteúdo do site do que na própria plataforma.

Vantagens do Wix

O criador de sites Wix permite que qualquer pessoa mesmo iniciante possa criar um site profissional além de oferecer algumas vantagens:

  • Facilidade de uso,
  • Segurança e performance,
  • Bom nível de personalização,
  • Construtor de sites altamente intuitivo.

Sendo assim, a Wix é a melhor opção para que você que deseja uma plataforma que ofereça simplicidade para criação e gerenciamento de sites.

Vantagens do WordPress

O WordPress lidera o segmento de criação de sites por promover diversas vantagens entre os sistemas de CMS no mundo inteiro, como por exemplo:

  • Fácil de usar por quem é iniciante, mas oferece recursos avançados para pessoas mais experientes.
  • Diversas opções de gerenciamento da biblioteca de conteúdos,
  • Controle de segurança,
  • Perfomance e hospedagem,
  • Personalização fácil por meio de plugins e temas.

Essa plataforma é um pouco mais difícil para aprender nos primeiros dias de uso, mas como ela é flexível você conseguirá criar um site profissional ao entender como é o seu modo de criação.

Conclusão

O desenvolvimento de sites exige de você um pouco de trabalho durante a criação, mas ao utilizar as ferramentas corretas é possível criar sites incríveis.

Por exemplo, o Wix permite que os seus usuários possam criar sites com facilidade e rapidez por meio do seu construtor intuitivo.

Por outro lado, o WordPress é uma plataforma recomendada para criação de sites mais completos por oferecer diversos recursos avançados e flexibilidade para criação.

Agora que você conheceu as característica de cada plataforma escolha qual é melhor Wix ou WordPress para criar o seu projeto.

Leave a Comment