O Que é servidor VPS? Tudo o Que Você Precisa Saber

VPS, cuja sigla significa Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado), é um ambiente isolado, criado sobre um servidor físico a partir de uma tecnologia de virtualização.

Essa solução oferece todas as vantagens de um servidor padrão, aproveitando de todos os recursos e uma administração completa.
Pode parecer um pouco complicado a princípio, e justamente por isso preparamos esse artigo.

Vamos mostrar o que é VPS, como funciona na prática, vantagens e desvantagens, e depois você pode decidir se atende ou não ao que você está procurando.

O que é servidor VPS?

Como você viu, VPS é a abreviação de Virtual Private Server, e é um servidor virtual antes de um servidor físico.

Um servidor físico pode hospedar diversos servidores virtuais, ou seja, os recursos de um servidor físico podem ser compartilhados entre diversos servidores virtuais.

Em outras palavras, é um servidor virtual que o usuário percebe como um servidor dedicado, mas que é instalado em uma máquina alimentando vários sites.

Uma mesma máquina pode hospedar vários VPS, tendo cada um seu próprio sistema de exploração, que executa o processo de um determinado usuário.

Como servidor VPS funciona

A tecnologia de virtualização é o meio pelo qual um serviço é dividido em vários servidores virtuais.

Mesmo se um servidor dedicado é compartilhado com vários servidores virtuais, esse último dispõe de seus próprios recursos.

Dessa forma, você não precisa compartilhar seu processador, sua memória e todos os outros dados. Um servidor VPS permite:

  • Melhor desempenho: você dispõe de seus próprios recursos (CPU, RAM, armazenamento, etc.);
  • Segurança do site: como você tem um ambiente isolado, não será aferrado por problemas que podem acontecer com outros clientes compartilhando o mesmo servidor dedicado.
  • Portanto, o VPS é o equilíbrio perfeito entre preço, performance, segurança, acessibilidade e confidencialidade.

Qual a diferença entre uma Hospedagem Compartilhada e VPS

Muitas pessoas ainda confundem VPS com hospedagem compartilhada, mas são diferentes.

Na hospedagem compartilhada, como o próprio nome sugere, você divide o mesmo servidor físico com outros usuários de um provedor de hospedagem.

Assim, você não dispõe de recursos dedicados, uma vez que seu site roda no mesmo sistema operacional dos outros clientes.

Portanto, a potência do seu site e memória podem ser impactados e não funcionar adequadamente, por conta das necessidades dos outros usuários.

Além disso, não é possível selecionar o servidor nem o sistema operacional, e configurar de forma personalizada.

Na verdade, o seu provedor de hospedagem é que vai controlar tudo.
Por outro lado, o VPS permite personalizar o site conforme as suas necessidades, dando a você muito mais liberdade de configuração.

Conheça as vantagens

A hospedagem VPS pode ser a solução ideal no momento de implantar seu site, e entre as vantagens, podemos destacar:

  • Cada servidor virtual pode ser reiniciado independentemente;
  • Cada VPS possui seu próprio sistema de exploração;
  • O cliente pode escolher o sistema de exploração de acordo com as suas necessidades;
  • Um servidor virtual é muito estável e não compartilha esses recursos com outros clientes;
  • Oferece muito mais liberdade de funcionalidade e configuração;
  • Mais privacidade, pois seus dados estarão protegidos.

Por outro lado, existem alguns inconvenientes: o preço é superior ao da hospedagem compartilhada; é preciso mais conhecimento técnico; e quando mal configurado, pode afetar o funcionamento do site.

Quem deveria utilizar VPS?

O modelo de hospedagem do VPS é principalmente indicado para usuários experientes que buscam uma solução de hospedagem personalizada para seus projetos na Web, mas não têm orçamento para um servidor tradicional.

Dessa forma, o VPS é recomendado para empresas que operam em uma rede aberta e com conhecimentos de administração de um servidor.

Por outro lado, pequenas empresas, blogs ou sites informativos com um número razoável de visitantes podem criar suas páginas simplesmente utilizando um modelo de hospedagem com múltiplos usuários.

A utilização do VPS é interessante para projetos como sites comunitários, lojas virtuais de porte médio ou sites de empresas que geram um tráfego alto e precisam de um suporte sólido, que não é possível em uma hospedagem compartilhada.

Então, se o seu site cresceu a um ponto onde os recursos da hospedagem compartilhada não são mais suficientes, vale a pena fazer um upgrade para o VPS.

Hoje em dia, existem no mercado vários planos disponíveis, e com certeza, você vai encontrar um que melhore a performance do seu site de uma maneira significativa.

Portanto, o maior diferencial da hospedagem VPS é a segurança e estabilidade, com uma infinidade de recursos sem ter que rodar em um servidor próprio.

Leave a Comment